Cabinda - Um acordo de geminação entre as províncias do Bengo (Angola) e de Shandong (China) poderá ser assinado, nos próximos dias, visando a troca de experiência na gestão das cidades e parcerias em vários domínios, informou segunda-feira, em Cabinda, o embaixador chinês, Zhang Bin.
Ao intervir durante um encontro com o vice-governador de Cabinda para o sector politico, económico e social, Miguel de Oliveira, o diplomata chinês disse que o acordo de geminação vai contribuir significativamente no desenvolvimento social e económico da província do Bengo.
Por esta razão, manifestou o interesse de estender o projecto de geminação à província de Cabinda, em função do seu potencial económico.
Por sua vez, o vice-governador de Cabinda considerou o encontro bastante positivo, por permitir o reforço das relações entre as autoridades governamentais e a China.
“Pretendemos estabelecer uma parceria de geminação com a China, no sentido de aproveitar a sua experiencia para catapultar o desenvolvimento multifacetado da nossa região. Reconhecemos que o gigante asiático tem um vasta experiencia e tecnologia no ramo da educação, saúde, energia, água, estradas, entre outras áreas, que devem ser devidamente exploradas”, acrescentou.
O embaixador Zhang Bin encontra-se na província de Cabinda para uma visita de trabalho de alguns dias, com o objectivo de inteirar-se do potencial económico da região.JFC/MCN