Caála - Cinco mil e 693 cidadãos residentes no município da Caála (Huambo), na sua maioria adolescentes e adultos, adquiriram gratuitamente o Bilhete de Identidade (BI) em 2020, menos 935 em comparação a 2019.
A informação foi avançada hoje, segunda-feira, à ANGOP, pelo director do Posto local de Identificação e do Registo Civil e Criminal, Domingos Duarte, referindo tratar-se de cidadãos que emitiram pela primeira vez este documento de cidadania angolana.
O responsável disse que os 5.693 cidadãos beneficiaram do disposto no Decreto Presidencial nº 300/19, de 16 de Outubro, que isenta a cobrança de emolumentos para emissão pela primeira vez do Bilhete de Identidade.
Segundo Domingos Duarte, além dos adolescentes e adultos, esta campanha beneficiou, igualmente, crianças a partir dos seis anos de idade das comunas da Calenga, Catata, Cuima e Sede.
O responsável justificou que a redução deveu-se ao período de Estado de Emergência, entre Março e Maio de 2020, com três prorrogações, depois de diagnosticados os dois primeiros casos positivos da Covid-19.
O município da Caála, cuja sede está localizada a 23 quilómetros a Oeste da cidade do Huambo, tem uma população estimada em 342 mil e 463 habitantes.