Caála – Um total de 21 casos de violência doméstica foram registados, nos últimos três meses, no município da Caála, província do Huambo, menos 24 ocorrências em comparação com idêntico período de 2021, soube a ANGOP.
A chefe de secção da Familiar e Promoção da Mulher nesta municipalidade, Joelma Maria Bastos Lourdes, informou que a redução dos casos deveu-se a intensificação das campanhas de sensibilizações sobre a humanização, conduta e ética no lar.
A responsável disse tratar-se de comportamentos anti-sociais relacionados com a falta de prestação de alimentos, fuga à paternidade e desentendimento entre casais que terminaram em separação.
Joelma Lourdes referiu que, para além do reforço das campanhas de sensibilização, a instituição reunificou três famílias desavindas, com sessões de aconselhamento e esclarecimento sobre os valores humanos, para além dos princípios éticos no lar.
Deu a conhecer que a Administração do município da Caála irá intensificar, nos próximos meses, as campanhas de sensibilização em matérias de literacia financeira, combate à gravidez precoce e direitos humanos, para se pôr fim aos actos de violência doméstica na municipalidade.
Neste pacote, disse, consta a divulgação da Lei Contra a Violência Domestica para a consciencialização das famílias no sentido de se aumentar a cultura de denúncia, uma acção que deverá contar com a colaboração das igrejas, autoridades tradicionais e organizações não-governamentais.