Caála - O município da Caála, província do Huambo, ganhou hoje, segunda-feira, diversas infra-estruturas sociais, no quadro das festividades do dia da paz e da reconciliação nacional em Angola.
Trata-se de cinco valas de irrigação construídas nas aldeias da Comuna da Calenga, beneficiando mais de oito mil famílias camponesas, tendo em conta a necessidade da mitigação dos efeitos negativos da estiagem que se tem registado com regularidade na região.
Consta ainda a inaguração de uma ponte sobre o rio Catchicole que liga as aldeias de Cassoco Missão, Moma e Caterça, na comuna sede, consideradas como regiões potencialmente agrícolas, e duas residências para os técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), sendo uma na comuna do Cuima e outra na Catata.
Os novos projectos, inaugurados pelo administrador municipal da Caála, Rubem Isaías Etome, foram construidos num esforço conjunto entre a administração local e o Gabinete da Agricultura do Huambo, no âmbito do Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Comercialização (MOSAP II), com o financiamento do Governo angolano e do Banco Mundial,com o objectivo de promover o desenvolvimento socioeconómico da municipalidade.
Sem revelar o valor investido, Rubem Etome fez saber que, com a colocação das infra-estruturas à disposição da população, pretende-se estimular, essencialmente, o crescimento do sector agrícola do município, no sentido de se fortalecer a segurança alimentar e a redução gradual do desemprego, assim como o combate da fome e da pobreza nas comunidades.
Na ocasião, o responsável recomendou à população do município a contribuir na preservação da paz e da unidade nacional, enquanto factores determinantes para se dar continuidade ao desenvolvimento socioeconómico local.
"É imperioso que todos participemos nos esforços de manutenção da paz e reconciliação nacional, desencorajando qualquer comportamento anti-social que possa comprometer a estabilidade política e social no município da Caála", frisou.
Por sua vez, o vice-govenador para o sector político,social e conómico do Huambo, Francisco Jamba Kata, disse serem imensuráveis os ganhos da paz nos mais variados sectores e apelou a sociedade no sentido de se engajar na preservação e manutenção do clima de tranquilidade que o país vive desde 2002.
As jornadas do dia da paz no município da Caála, que vão encerrar no fim do mês em curso, serão, igualmente, marcadas com a realização de actividades filantrópicas, recreativas, encontros de reflexão, para além de uma exposição de artes culturais típicas desta circunscrição.
No dia da paz e da reconciliação Nacional em Angola, se assinala a 4 de Abril, data que marca o fim do conflito armado no país, depois da assinatura, em 2002, do Memorando de Entendimento entre o Governo e a UNITA.