Huambo – Centenas de cidadãos, na sua maioria vestidos de brancos, saíram às ruas do Huambo, para comemorar e dar boas-vindas a 2024 num ambiente de entusiasmo, brilho e som.
A intensa chuva que caiu horas antes na cidade do Huambo, sede da província com o mesmo nome, assim como o frio que se fazia sentir, quase que tiravam o sorriso de cada um dos citadinos, que aguardavam pelo lançamento do fogo-de-artifício, que anunciava a chegada do novo ano.
O show de pirotecnia, decorrido às 00h00 no largo do mercado municipal, com a duração de, aproximadamente 25 minutos, foi testemunhado pelos vice-governadores da para o sector Político, Social e Económico, Angelino Elavoco, e para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Elmano Francisco, assim como pelo administrador do município do Huambo, Azevedo Cambiambia.
Com os olhos virados para o céu, cada um, incluindo dirigentes, tentava procurar o melhor ângulo para fotografar o momento, enquanto outros seguiam para as festas de réveillon, encontros familiares e eventos religiosos.
A componente musical coube ao Tio Hossi, que proporcionou um espectáculo ao vivo, com canções de incentivo ao respeito mútuo, amor ao próximo, solidariedade e que manifestavam optimismo no ano que agora começa.
Na urbe, à semelhança das demais localidades da província do Huambo, a Polícia Nacional montou um sistema de policiamento de proximidade, facto que está a permitir uma circulação sem constrangimentos, tanto no centro, como na periferia.
A calma da cidade, apesar de uma ou outra ocorrência, deve-se ao facto de os Órgãos de Defesa e Segurança estarem a desenvolver a operação Okuliandja, expressão em língua nacional umbundu que significa “Estar em Paz”, que visa fazer com que a população desfrute a quadra festiva em plena tranquilidade.
Entrega de enxoval
Por ocasião da chegada do novo ano, o Governo da província entregou um conjunto de enxoval aos primeiros bebés nascidos na maternidade do Hospital Geral do Huambo, concretamente, às 0h00 e às 0h36 minutos.
Trata-se de um gesto tradicional de boas-vindas aos recém-nascidos, na qual os contemplados receberam kits, compostos por berçário, roupas e produtos de higiene.
O primeiro bebé do ano, cujo parto resultou de cesariana, nasceu com três quilogramas de peso e é o quarto filho de Rosa Ngueve, de 24 anos, residente no município do Bailundo.
Na ocasião, o vice-governador do Huambo para sector Político, Social e Económico, Angelino Elavoco, disse que a iniciativa serviu para prestar apoio moral e social às parturientes, de modo a suprir algumas carências nos primeiros meses de vida dos recém-nascidos.
A província do Huambo, localizada no Planalto Central de Angola, tem uma população acima dos dois milhões 700 mil habitantes, distribuídos em 11 municípios, numa extensão territorial de 35.771 quilómetros quadrados. ZZN/ALH