Cuito – O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) na província do Bié registou, de Janeiro a Março deste ano, vinte e oito incêndios, menos quatro em relação a igual período anterior.
O porta-voz do SPCB no Bié, subinspector-bombiero Raul Ndavoca, em declarações à ANGOP, esta quinta-feira, na cidade do Cuito, sobre as acções da instituição, disse que os sinistros causaram um morto, seis feridos e dados materiais avaliados em três milhões 360 mil e 200 kwanzas.
Apontou como causas dos incêndios o curto-circuito, fuga de gás, fogo-posto e negligência dos cidadãos às normas de segurança.
Com vista a mudar o quadro, explicou, a instituição continua a promover campanhas de sensibilização, visando despertar a população sobre os cuidados no manuseamento da botija de gás butano, não realizar ligação nos postos de energia entre outros.
Deu ainda a conhecer que os incêndios afectaram os sectores da habitação, transportes, Interior, cultura e educação, bem como Empresa Nacional de Distribuição de electricidade (ENDE).
Outrossim, o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) nesta província notificou ainda a morte 64 pessoas, vítimas de afogamento em rios, lagoas e poços, desmoronamento de terra, enforcamento e queda de árvores. AS/PLB