Ondjiva- O bispo da Diocese de Ondjiva, província do Cunene, Dom Pio Hipunhati, exortou este domingo as famílias angolanas a primar por uma convivência de mais união e harmonia, visando uma sociedade plena.
Falando nas celebrações do jubileu ordinário do ano de 2025 e da festa da sagrada família de Nazaré, lamentou o facto de muitos lares viverem em situações difíceis, caracterizadas por conflitos, separações, poligamia e feitiçaria, cujos problemas ofuscam a beleza e a dignidade das famílias.
Segundo o prelado católico, muitos são os pais que vivem angustiados devido à falta de atenção dos filhos, que confundem a liberdade com a libertinagem, assim como alguns pais que deixaram de ser exemplos de boa conduta para os seus educandos.
Desta feita, alertou os líderes a fazer o exame de consciência, primar pelo respeito, pela compreensão, pela conversão, pela penitência e pela oração e, acima de tudo, pelo amor recíproco, como base da convivência familiar.
Dom Pio Hipunhati alertou ainda os fiéis, neste período de jubileu, a praticar a misericórdia profunda, a bondade, a humildade, a mansidão, a paciência, a compreensão mútua, o perdão, a caridade, a paz, a gratidão e a correcção fraterna.
Esclareceu que a celebração do jubileu ordinário marca 2025 anos de nascimento de Cristo Jesus e da acção missionária da Igreja Católica no Mundo.
Recordou que o jubileu é um tempo de conversão pessoal e comunitária, da prática da justiça no âmbito social e religioso, bem como da libertação.
Sobre o lema “A esperança não te engana”, a missa foi antecedida de uma procissão de fiéis em algumas artérias da cidade de Ondjiva e foi testemunhada pela comunidade católica dos seis municípios da província.FI/LHE/IZ