Cuito – Dezasseis mil (60%) de um total 27 mil clientes da Empresa de Água e Saneamento do Bié (EASBIÉ – EP), nos municípios do Cuito, Cuemba, Nhãrea e Cunhinga, na província do Bié, têm dívidas há mais de seis meses.
Falando hoje à imprensa local, sobre o assunto, o presidente do Conselho de Administração da Empresa de Água e Saneamento (EASBIÉ –EP), no Bié, Menezes Chamale, sublinhou que a situação tem criado constrangimentos na gestão da empresa.
Sem no entanto revelar o valor em dívida, disse que, com o objectivo de inverter o quadro, a empresa tem optado em cortes àqueles clientes com dívidas avultadas e respectivas multas.
Os municípios do Cuito, Cuemba, Nhãrea e Cunhinga possuem sistemas de captação e distribuição de água com capacidade instalada de cerca de mil e 500 metros cúbicos por hora.
Neste momento, segundo Menezes Chamale, decorre os trabalhos de construção do sistema de captação e tratamento de água do município do Chitembo, já com grau de execução muito avançada.
O governo está a trabalhar no sentido de efectuar, ainda este ano, cinco mil ligações domiciliares na cidade do Cuito, com financiamento do Banco Mundial, assim como, novas redes distribuição de água dos municípios do Andulo, Catabola, Camacupa e do Chinguar.
É intenção do Governo abranger perto de 30 mil novos consumidores, com maior destaque nas áreas de difícil acesso.