Cuito - O Governo da Província do Bié reafirmou o compromisso da contínua capacitação dos gestores públicos, em prol da melhoria da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.
O comprometimento foi manifestado pelo director provincial dos Recursos Humanos, Francisco Machado, que falava, quarta-feira, na cidade do Cuito, na cerimónia de encerramento da acção de capacitação sobre Comunicação, Gestão de conflitos, Ética e Liderança na Administração Pública.
O responsável referiu que, através de ciclos formativos, se eleva os níveis de desempenho dos gestores públicos.
Neste conformidade, anunciou, para princípio de 2025, a realização da próxima acção formativa, que abordará a elaboração de pareceres de documentos oficiais, e outras que irão se seguir.
De acordo com o responsável, as mesmas terão como objectivo central tornar os sectores da administração pública mais produtivos, enfatizando que essa iniciativa faz parte de uma estratégia mais ampla do Governo, que visa reforçar a qualidade dos serviços prestados à população.
O director incentivou os gestores públicos a converterem seus gabinetes em escolas, promovendo um ambiente de aprendizado contínuo para todos os seus intervenientes, assim como a priorizarem, nos seus planos de actividade, as acções de formação.
Francisco Machado alertou ainda que a aposta na formação dos gestores públicos constitui o colorário da finalidade da Administração Pública, plasmada na Constituição da República de Angola (CRA).
De acordo com a CRA, no seu artigo 198º, a Administração Pública tem como finalidade a prossecução do interesse público fundamentada, entre outros, nos princípios como igualdade, legalidade, justiça, proporcionalidade e boa administração.
Esses fundamentos são vitais para garantir que a administração pública responda efetivamente às necessidades dos cidadãos em todas as esferas.
Por outro lado, fez um balanço positivo do certame, tendo em conta a participação massiva dos gestores públicos, num total de 66, e da qualidade das abordagens desenvolvidas durante a capacitação.
Os participantes, em uma mensagem lida por Antenor Dias, comprometeram-se em aplicar os conhecimentos adquiridos, para contribuir na melhoria do funcionamento da administração pública, em prol do bem-estar dos cidadãos e do desenvolvimento da província do Bié.
Por sua vez, o formador Felisberto Ngola Chamuanga também expressou sua disposição em colaborar com o governo provincial no processo de formação dos quadros, reafirmando um compromisso com a melhoria contínua da administração pública na região.
Aberta na última segunda-feira, a acção formativa, uma iniciativa do Governo da Provincia do Bié, visou munir os participantes com conhecimentos e ferramentas essenciais que lhes permite aprimorar as suas habilidades profissionais para um maior desempenho das suas tarefas.
Durante três dias, os participantes debateram temas como: “A liderança eficaz e eficiente como factor de sucesso da administração pública”, “Comunicação e oratória de alto desempenho”, “Integridade e o controlo institucional” e “Gestão de stress e conflitos”.
Participam da mesma os detentores de cargos de direcção e chefia do Governo da província e das administrações municipais, bem como de outros órgãos públicos sediados no Bié. VKY/PLB