Cuito – Vinte e cinco mil animais de estimação, entre cães, gatos e macacos, serão vacinados durante a campanha anti-rábica na província do Bié, iniciada hoje.
A campanha, que termina sexta-feira, arrancou em sete municípios, nomeadamente Cuito, Andulo, Nhârea, Cunhinga, Cuemba, Chitembo, Catabola, faltando Camacupa e Chinguar, onde deverá começar na quinta-feira.
Estão envolvidos nesta actividade técnicos do sector de veterinária, escoteiros e autoridades tradicionais, que vão sensibilizar os criadores de animais sobre a importância da vacina.
Em declarações à imprensa, na cerimónia de abertura, a chefe de departamento dos Serviços de Veterinária da Direcção Provincial da Agricultura no Bié, Berta Teresa, apelou ao redobrar dos cuidados com os bichos, nomeadamente banho, vacinação e mantê-los acorrentados.
Mário António, um dos criadores presente no local, apelou à adesão dos donos de animais na campanha, por a vacina garantir a saúde dos mesmos.
Em 2020, os serviços de veterinária vacinaram perto de 15 mil animais de estimação.
Foram registados quatro mil e 535 mordeduras de canídeos e um caso de raiva, que resultou em óbito no município do Cuito.