Cuito – Cento e 60 indivíduos foram detidos de Junho de 2021 a presente data, na província do Bié, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), por posse e uso de estupefacientes do tipo cannabis sativa (liamba).
A informação foi avançada, na cidade do Cuito, pelo porta-voz do SIC, Simão Lundaca, adiantando que deste número 108 foram julgados e condenados com apenas que variam de 15 dias a um ano de prisão.
De acordo com o responsável, que falava no acto provincial alusivo ao Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, assinalado domingo (26 de Junho), no período em referência o Serviço de Investigação Criminal, em coordenação com a Polícia Nacional, destruíu 908 plantas de liamba.
Por seu turno, o procurador da República junto do SIC, Pedro Bernardo, defendeu o reforço do combate ao uso de estupefacientes e de outras drogas, de modo a contribuir na diminuição do índice de criminalidade no seio da população.
Lembrou que o consumo de drogas pode provocar o insucesso escolar, comportamentos anti-sociais, transtornos mentais, assim como a desestabilização da economia do país.
Durante o acto, o SIC incinerou mais de 800 quilogramas de liamba.
Em 1987, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 26 de Junho como o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas.
Esta data foi criada para consciencializar a população global sobre essa temática, enfatizando a necessidade de combater os problemas sociais criados pelas drogas ilícitas, além de planear acções de combate à dependência química e o tráfico de drogas.