Caxito – A localidade do Panguila e a centralidade do Capari, na província do Bengo, contam desde hoje, segunda-feira, com dois postos de identificação civil criminal e registo de nascimento com capacidade para emissão de 50 bilhetes de identidade e 45 assentos de nascimento por dia.
O posto na centralidade do Capari está situado no bloco seis, edifício 127, apartamento número três, enquanto o posto do Panguila funciona no mercado local.
A implementação destes serviços no Panguila e Capari vai aliviar as constantes enchentes nos postos de identificação de Caxito e do SIAC, na procura destes documentos, visto que poderão obtê-los mais próximo das suas residências.
Em declarações à imprensa, o Delegado Provincial da Justiça e dos Direitos Humanos do Bengo, Ambrósio Casal, explicou que 90 por cento das pessoas que procuram os serviços de identificação civil e criminal e registo de nascimento que pernoitavam nas instalações do SIAC e na conservatória de Caxito são oriundos da zona do Panguila e do Capari.
Na província do Bengo foram efectuados até o momento cerca de 35 mil registos gratuitos, num total de cerca de 51 por cento da meta e pretende atingir a meta preconizada no programa registo de nacional de massificação, até final de Dezembro deste ano, obter a cifra de sete mil registos de nascimento.
Para o êxito da campanha de massificação do registo civil e atribuição do bilhete conta com a colaboração de efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA) e de um grupo de escuteiros da Igreja Católica.
Nesta altura a província tem uma cobertura total de registo e aquisição de bilhete de identidade, com a instalação dos serviços de identificação civil e criminal e registo de nascimento nos seis municípios (Dande, Ambriz, Nambuangongo, Dembos, Bula Atumba e Pango Aluquém).