Caxito – A criação de comissões sindicais nas principais empresas e a revitalização das estruturas da organização constituem as principais apostas do novo secretário-geral da União dos Sindicatos da província do Bengo, Manuel Bento de Azevedo.
Intervindo no acto de empossamento, o responsável disse que, apesar das dificuldades de funcionamento, o novo secretariado executivo do Bengo não poupará esforços no sentido de engrandecer as fileiras da União Nacional dos Trabalhadores Angolanos - Confederação Sindical (UNTA-CS), de que é filial.
Segundo Manuel de Azevedo, que substitui no cargo Mateus Canjongo, durante o seu mandato vai igualmente apostar na revisão da Lei Geral do Trabalho para ajustá-la à realidade do país, assim como trabalhar com as autoridades provinciais no sentido de melhorar a gestão da rede de transportes públicos para facilitar a locomoção dos trabalhadores.
Na ocasião, o sindicalista exortou às entidades patronais e aos trabalhadores a adoptarem uma atitude responsável em relação às suas obrigações laborais, de forma a garantir a manutenção dos empregos e a justiça social.
Por seu turno, o secretário-geral da UNTA-CS, Manuel Augusto Viage, que presidiu ao acto, informou que a instituição controla mais de meio milhão de trabalhadores, distribuídos em associações sindicais intermédias e de base nas 18 províncias do país.
Salientou que a realização do congresso da UNTA-CS, previsto para este ano, vai permitir a conclusão do processo de reestruturação da organização.
A UNTA-CS foi fundada a 16 de Abril de 1960.