Cambulo - Os beneficiários do Programa de Fortalecimento da Protecção Social “Kwenda”, no município do Cambulo, província da Lunda-Norte, afirmaram esta quinta-feira, que o projecto tem estado a minimizar a condição socioeconômica de muitas famílias vulneráveis.
Em declarações à ANGOP, a propósito do programa, os beneficiários consideram o Kwenda um alívio para para o nível de vida “precária” de muitas famílias , sobretudo alargaras.
A beneficiária Alfacinha Camuenho, de 48 anos , mãe de quatro filhos, revelou que antes de beneficiar da primeira prestação e/ou transferência monetária, dependia de vizinhos para se alimentar, mas depois de receber os 51 mil kwanzas investiu na aquisição de sementes para produção de mandioca, milho e batata-doce.
Disse que vai alargar o seu campo de produção e investir no negócio de “bolinho” com os 66 mil kwanzas que vai receber na terceira prestação.
Já o beneficiário Antônio Capamba, de 52 anos , disse que construiu uma residência do tipo T2 com a primeira prestação (51 mil kwanzas ) e com os valores da segunda (Kz 66 mil) para aplicar na agricultura de subsistência e comprar material didático para os seus cinco filhos.
Por sua vez, o beneficiário Helder Fernando, de 25 anos, disse que o valor que recebeu na primeira prestação, o ajudou a concluir o ensino médio, no Liceu, na especialidade de Ciências Humanas.
Com os 66 mil kwanzas da segunda prestação, disse, vai começar um pequeno negócio , com vista a multiplicar os valores e no próximo ano ingressar numa Universidade.
Mahamba Machingo, outra beneficiária de 66 anos, disse que investiu na produção de carvão vegetal e no cultivo da mandioca, com os 55 mil kwanzas que recebeu na primeira prestação e pretende, com os Kz 66 mil que recebeu hoje, alargar o seu negócio.
Já Francisco Xavier de 54 anos, revelou que com os 51 mil kwanzas da primeira prestação , investiu na aquisição de gado suíno, , e hoje conta com sete porcos e, pretende adquirir mais um casal para continuar a multiplicar.
Por sua vez, Antoníca Emanuel , 26 anos, disse que pretende investir no negócio de roupa “vardo” com os 66 mil kwanzas que receberá na segunda prestação.
O Instituto de Desenvolvimento Local -FAS, iniciou esta quinta-feira, o pagamento da terceira e quarta prestações no município de Cambulo, com cerca de 23.916 beneficiários.
Até Dezembro de 2023, foram entregues cerca de três mil milhões de kwanzas à mais de 60 mil famílias vulneráveis nos municípios do Cuango, Cambulo, Caungula e Lóvua.
O Programa KWENDA é uma iniciativa do Governo de Angola que visa apoiar as famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade no País. Financiado em 320 Milhões USD pelo Banco Mundial e os 100 Milhões USD, provenientes do Tesouro Nacional, operacionalizado pelo FAS.