Ramiros – Quinze mil casos de malária foram registados no primeiro trimestre deste ano, no município de Belas, em Luanda, mais nove mil em relação ao igual período de 2021.
A informação foi prestada pelo responsável da direcção municipal da saúde, Afonso Mbondo, tendo referido que a maior parte dos casos foram registados em crianças até os cinco anos e em mulheres grávidas.
Afonso Mbondo, que não revelou o número de mortes, justificou o aumento de casos de malária pela implementação e criação de postos e centros de saúde, no âmbito do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), que tem permitido o diagnóstico da doença.
Conforme o responsável, o sector no município realiza encontros de sensibilização e acções de fumigação domiciliar e nas ruas, visando a prevenção e combate da doença na comunidade.
Garantiu que a nível do município as unidades sanitárias possuem fármacos suficientes para o combate a malária, sendo os casos mais graves transferidos para as unidades de referência, com destaque para o Hospital Geral de Luanda.
O município de Belas conta com sete centros de saúde e igual número de postos, que funcionam com 16 médicos 290 enfermeiros.
O município possui mais de 700 mil habitantes que maioritariamente exercem a actividade agrícola, comércio e pesca e está distribuído pela comuna da Barra do Kwanza e os distritos dos Ramiros, Kilamba, Quenguela, Morro dos Veados, Vila Verde e Cabolombo.