Cazenga – A empresa angolana de tecnologia BayQi promoveu hoje, quarta-feira, em Luanda, uma feira de formação e auto emprego para os jovens do município do Cazenga com a oportunidade de trabalhar na empresa, abrangendo diversas áreas.
Com o intuito de prencher a vaga de 250 postos, o evento contou com uma série de palestras focadas em capacitação e orientação profissional, abordando temas como preparação para entrevistas, tendências no mercado de trabalho e áreas de actuação no sector específico.
Em declarações à ANGOP, a margem da feira, a directora executiva da BayQi, Fátima Almeida, sublinhou que o facto de o município ter sido o “pioneiro” do projecto “Comércio + Inclusivo - Bairros Digitais” direccionou a necessidade de prencher os postos de trabalho com pessoas da municipalidade.
Aludiu o facto de o projecto ser uma iniciativa inserida no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) e no Programa de Reconversão da Economia Informal.
O mesmo visa fortalecer o comércio local, gerar emprego e renda, reduzir a informalidade e ampliar o acesso a serviços financeiros, criar oportunidades para que as pessoas alcancem o seu pleno potencial.
“Nós temos autorização da administração local para trabalhar com os seis distritos no que diz respeito ao projecto e, para isso, nos precisamos de pessoas. Então ao invés de trazermos pessoas de fora, criamos essa Feira de Auto Emprego para dar essa oportunidade aos jovens do Cazenga”, disse.
Fátima Almeida informou a participação de mil jovens que se inscreveram de forma digital, dos quais serão seleccionados 250 que receberam formação sobre o funcionamento da plataforma, entre outras coisas.
A responsável sublinhou terem como meta a sensibilização de mais de um milhão de comerciantes, até Junho de 2026, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para prosperar na economia digital e atingir 10 por cento da população angolana, oferecer educação financeira, capacitação digital e promover uma visão de futuro mais inclusivo.
“Cazenga tem aqui um Hobby comercial muito grande, muitas lojas e mercados, então a nossa pretensão é atíngir esses pequenos negócios dando-lhes ferramentas para melhorar a forma como eles operam, trazendo boas práticas de gestão, inteligência artificial aos seus negócios e a economia local cresce”, explicou.
O projecto, segundo Fátima Almeida, para o consumidor final apresenta como principal benefício a facilidade de uso, segurança, acessibilidade, conveniência, economia e apoio à política monetária ao reduzir a necessidade de emissão de papel-moeda.
Para os vendedores, a plataforma é segura e eficiente, aumenta nas vendas, reduz os custos operacionais, permite o acesso a relatórios detalhados de transações e capacitação.
BayQi é uma empresa angolana de tecnologia, especializada em sistema de pagamentos digital, comércio electrónico e serviços financeiros.
Com esta plataforma, o usuário tem disponível serviços como recargas de telemóvel, pagamento de conta de serviços públicos, pagamentos com QR Code em mercearias, lojas, restaurantes e na marketplace.
Cazenga, um dos nove municípios de Luanda, conta com os Distritos Urbanos do Kima Kieza, Calawenda, 11 de Novembro, Tala Hady, Hoji Ya Henda, Cazenga Popular. ACS/SEC