Cuito – Os bairros do Cuito, na província do Bié, poderão ser requalificados a partir de 2025, visando dar melhor dignidade aos seus habitantes, projectou, nesta segunda-feira, a governadora local, Celeste Adolfo.
Além do Cuito, capital da província, outros bairros de outras municipalidades também sofrerão obras de requalificação.
Falando no encontro de auscultação com mais de 40 personalidades da reserva moral local, Celeste Adolfo asseverou que, para o Cuito, por exemplo, as autoridades vão, após auscultarem os cidadãos, implementar pedonais e rotundas na estrada nacional 250, para evitar os acidentes de viação, bem como garantir uma circulação de pessoas e bens.
Anunciou ainda a colocação de mais uma faixa de rodagem na Avenida Dom José Nambi, até ao bairro Caluco, assim como se prevê, em cada ano, pelo menos a asfaltagem de dois e ou três subúrbios, para se alterar o quadro actual.
Afirmou dar continuidade na terraplanagem quer dos subúrbios quer das aldeias e povoações, com vista a facilitar o escoamento dos produtos do campo e não só.
Por outro lado, pontualizou que, além de apostar, igualmente, na melhoria do saneamento básico, o Governo tenciona contar com a gestão do sector privado na manutenção de jardins e outros serviços, de modo a facilitar a sua conservação e bem-estar das populações.
Entretanto, as diversas personalidades ouvidas, como José Jacinto, Nicolau Sapalo, Prescinda Chicomo, Sabina Napolo, entre outras, sugeriram a necessidade do Governo melhorar a distribuição de fertilizantes, requalificar os cemitérios, bem como a redução da burocracia no funcionalismo público.
Testemunharam ainda do evento os vice-governadores desta província, nomeadamente Alcida de Jesus Camatele Sandumbo e Edgar Hilário, o administrador do Cuito, Abel Guerra Paulo, delegados e directores provinciais. JEC/PLB