Luena - O Governo Provincial do Moxico poderá avançar com a proposta de elevar o bairro Alto Luena, situado a sul da cidade do Luena, à categoria de município.
Com essa pretensão, enquadrada na Divisão Político-Administrativa, o Governo do Moxico quererá que o bairro Alto Luena disponha de “recursos que permitam alcançar os níveis de desenvolvimento desejados pela população local”.
A proposta foi anunciada hoje, domingo, durante a 1ª sessão de extraordinária do Governo do Moxico justificando ainda que a medida pode melhorar a aproximação dos serviços sociais básicos às populações, cujo crescimento demográfico tem sido notável.
No final do encontro, o porta-voz do encontro, Bonifácio Bravante, disse que a concentração de 468 mil 369 habitantes, no Luena, cidade capital, correspondente a 57% da população da província do Moxico, traduz novos desafios na gestão da urbe.
Os desafios traduzem-se, fundamentalmente, na expansão de infra-estruturas essenciais para o desenvolvimento social e económico.
“Os membros do governo deliberaram a aprovação da proposta que divide o actual território da cidade do Luena em dois, sendo o município do Luena e do Alto Luena, tendo como linha divisória o rio com o mesmo nome até a comuna do Lucusse, 133 quilómetros, a sul”, reforçou.
A reunião analisou ainda a proposta de condecorar, no dia 4 de Abril, cinco figuras que contribuiram para o desenvolvimento da região.
A proposta da Divisão Político-administrativa prevê a alteração do modelo de municipalidade do Estado, aprovado pelo Conselho de Ministros, com a divisão das províncias do Cuando Cubango e do Moxico em duas, perfazendo, assim, vinte (20) províncias e o aumento de 164 para 581 municípios.
A proposta prevê criar para a província do Moxico 19 municípios e para Cassai Zambeze, a provável nova província, 11 jurisdições. LTY/YD