Caála - Os serviços de emissão do Bilhete de Identidade (BI) nas comunas do Calenga, Catata e Cuima, no município da Caála (Huambo), encontram-se paralisados desde Agosto último, devido a uma avaria técnica, apurou a Angop.
A informação foi confirmada pelo responsável dos serviços de Identificação Civil e Criminal nesta municipalidade, Domingos Duarte Tchissingui, salientando que tudo está a ser feito para se ultrapassar a avaria registada no sistema de recolha de dados.
“Curiosamente, as três comunas orgânicas do município da Caála tiveram que suspender a emissão do BI, mas prometemos tudo fazer para superar, no mais curto espaço de tempo, o problema, tendo em conta o processo em curso de massificação do registo gratuito e atribuição pela primeira vez do Bilhete de Identidade”, sublinhou.
Sem avançar datas, Domingos Duarte Tchissingui disse que este problema está a ser resolvido pelos técnicos do departamento de Identificação Civil e Criminal da província do Huambo.
Informou que os postos de emissão destas localidades emitiram gratuitamente, de Janeiro até a data da paralisação (Agosto), oito mil e 565 Bilhetes de Identidade.
O município da Caála, habitado por 342 mil e 463 habitantes, distribuídos nas comunas da Calenga, Catata, Cuima e Sede, conta com 105 mil e 878 cidadãos com Bilhete de Identidade.