Chiedi - As autoridades tradicionais do município do Chiedi (Cunene) pediram, na quarta-feira, a abertura de novos reservatórios de água a céu aberto, vulgo chimpacas, para minimizar o impacto da seca.
Em declarações à ANGOP, à margem de um encontro com o administrador municipal do Chiedi, Izequias Valungameka, os sobas afirmaram existir poucas chimpacas na circunscrição que não cobrem as necessidades da população.
Na ocasião, o soba grande do Chiedi, Pedro Heyelekwa, disse que o município tem apenas cinco chimpacas, sendo duas abertas no período colonial e três após a independência, insuficientes para atender a população e o gado.
Fez saber que pela extensão territorial do município, algumas localidades encontram-se distantes destes reservatórios de água, pelo que será de bom grado que o governo coloque uma chimpaca no centro de três a quatro aldeias vizinhas, para minimizar os efeitos da seca.
Pedro Heyelekwa referiu que actualmente a seca assola o Chiedi. Para terem acesso à água, a população com o seu gado percorrem grandes distâncias, situação muito preocupante que deve constar das prioridades da governação.
Já o soba da localidade de Omandobe Elume Linyika, Elastus Hituankhoto, disse que as chimpacas jogam um papel importante para a redução dos efeitos da seca na comunidade.
“Com a elevação do Chiedi à categória de município, esta preocupação estará na lista das prioridades, bem como outras ligadas a melhoria dos serviços de saúde, educação e vias de acesso, em função das necessidades locais”, apontou Elastus Hituankhoto.
O ancião Hifikwa Mulimondila manifestou-se satisfeito com o surgimento do novo município, referindo que apesar de serem vários os problemas, serão resolvidos de forma paulatina para o bem-estar social dos residentes.
Por seu turno, o administrador do Chiedi, Izequias Valungameka, disse que os problemas identificados serão resolvidos por prioridades, em função da disponibilidade dos recursos financeiros do município.
O responsável pediu o envolvimento de toda a população na resolução dos problemas, para o desenvolvimento sócio-económico da região.
O município do Chiedi, antiga comuna do Namacunde, conta com cinco chimpacas e igual número de furos de água, que beneficiam 55 mil e 991 habitantes da circunscrição.
Com a Lei nº 14/24, de 5 de Setembro a luz da nova Divisão Político – Administrativa (DPA), a província do Cunene ganhou oito novos municípios, a citar a Cafima, Nehone, Chiedi, Mupa, Chissuata, Naulila, Chitado e Humbe e 10 comunas.
No quadro da DPA, a província do Cunene passou de seis para 14 municípios, nomeadamente Cuanhama, Cahama, Cuvelai, Curoca, Ombadja, Namacunde, Cafima, Nehone, Chiedi, Mupa, Chissuata, Naulila, Chitado e Humbe. PEM/LHE/OHA