Uíge - A Associação de Jovens Voluntários Empreendedores de Engenharia Informática (AJVEEIU) pretende instalar este ano, na província do Uíge, três pólos de formação profissional gratuita, com uma capacidade para a formação anual de 270 jovens.
Os pólos de formação poderão administrar cursos de informática aplicada, reparação e manutenção de computadores, protocolo e relações públicas, gestão documental e arquivo, gestão de recursos humanos, decoração e empreendedorismo.
O anúncio foi feito à ANGOP, esta segunda-feira, pelo presidente da AJVEEIU, Virgílio Cordeiro, tendo justificado que a iniciativa irá garantir a qualificação técnico-profissional de vários jovens, inserção no mercado de trabalho e a promoção do auto-emprego na região.
Em relação ao modo de funcionamento, Virgílio Cordeiro explicou que o pólo do município de Sanza-Pombo vai formar jovens dos municípios do Púri, Cangola, Milunga, Quimbele e Buengas, o da Damba poderá cobrir as localidades de Maquela do Zombo, Bungo, Mucaba, enquanto o do Uíge vai albergar os municípios de Quitexe, Songo e Ambuila.
Para o presente ano, Virgílio Cordeiro apontou como desafio da associação a realização, em Fevereiro deste ano, da primeira feira tecnológica, onde serão apresentados vários projectos inovadores de tecnologias, desde agricultura, indústria, entre outros.
Entre outros desafios, apontou igualmente a realização de uma maratona de fomento ao auto-emprego, estágios profissionais e a contratação de jovens já formados.
Criada em 2018, a Associação de Jovens Voluntários Empreendedores de Engenharia Informática (AJVEEIU) já formou dois mil 700 jovens em informática aplicada, empreendedorismo, decoração, protocolo e relações públicas, hardware, gestão de recursos humanos e de documentação e arquivos.