Cuito - O reforço da educação cívica dos cidadãos, através da forte aposta da cultura de denúncia, com foco na transparência, sobretudo no sector público, constitui um dos principais objectivos da associação cívica denominada "Cuito a Nossa Paixão".
Falando hoje, quinta-feira, em conferência de imprensa, que visou apresentar oficialmente este movimento cívico, o presidente da referida organização, Sandro Vilombo Miguel, referiu ser pretensão auxiliar as entidades na melhoria dos serviços, através da promoção de palestras de sensibilização aos funcionários públicos e seus gestores.
"Seguramente, esta acção poderá gerar pressão que sirva para encaminhar as soluções pretendidas aos destinatários dos serviços públicos", aludiu o também empresário do agro-negócio.
Associação pretende construir escola em zona recôndita
Sandro Miguel aproveitou a ocasião para informar que tem em carteira a
implementação de uma escola, numa localidade recôndita do Cuito, que poderá albergar alunos do ensino primário e I ciclo.
Sem avançar datas, assegurou haver já dinheiro para a efectivação do projecto, cujo financiamento veio de parceiros internacionais.
A acção, segundo o responsável, visa garantir igualdade de oportunidades aos cidadãos que vivem em zonas mais distanciadas da cidade.
A associação "Cuito a Nossa Paixão" foi criada há
cinco anos. Ganhou cunho jurídico este ano.
Dados do Conselho Provincial da Juventude no Bié apontam a existência de pelo menos 15 associações cívicas e pouco mais de duzentas associações que actuam em vários segmentos.LB/PLB