Luanda - Um memorando de entendimento que visa o desenvolvimento de um projecto educativo pioneiro por meio da agricultura, concretamente no conceito AgroLaboratório, foi rubricado na quinta-feira, em Luanda, entre o projecto Fazenda Escola e o colégio Leme Educare.
O projecto denominado “AgroAprendizagem” vai criar um ambiente que permita a integração de actividades agrícolas como motor para o desenvolvimento de aprendizagens interdisciplinares, aplicável a diversas disciplinas e utilizando práticas pedagógicas e digitais.
Foram os signatários do acordo o Director Executivo da Fazenda Escola, Luís Massafe, e o Director executivo do Colégio Leme Educare, Luís Pacheco.
Na ocasião, Luís Pacheco explicou que o objectivo da parceria é implementar o projecto "AgroAprendizagem", associando o mesmo ao projecto Agro 360 da autoria da Fazenda Escola.
O referido projecto que cria o conceito inovador do espaço AgroLaboratório é da autoria do Leme Educare.
Referiu que o projecto centra-se na multidisciplinaridade enquanto factor de integração de conhecimentos, colocando os alunos no epicentro do processo de ensino-aprendizagem, com vista a torná-los protagonistas da própria aprendizagem.
Segundo o responsável, o projecto tem como principais objectivos a promoção do desenvolvimento de comportamentos sustentáveis de produção agrícola e desenvolvimento de visão empreendedora na área, pelo alunos associando ao mesmo o cumprimento do curriculo de cada uma das disciplinas de cada ano de escolaridade.
A iniciativa, continuou, constitui-se como uma estratégia pedagógica para ensinar os alunos sob temas relacionados com a natureza, o ciclo das plantas e a importância do consumo de alimentos frescos e saudáveis, promovendo aprendizagens significativas.
Por seu turno, Luís Massafe elucidou que a “Fazenda Escola” é uma plataforma agro educacional integrada que aproxima crianças a partir do ensino primário à agricultura, com objectivo de incutir a importância deste sector para o desenvolvimento da sociedade.
Disse que o projecto visa modelar as crianças sobre a importância da agricultura para o desenvolvimento, por formas a estimulá-las a optar pelo cultivo, no futuro, independentemente de serem formadas e trabalharem noutras áreas.
“Nós trouxemos aqui uma temática no contexto de ser os primeiros passos do que o país precisa que é educar uma próxima geração sobre a necessidade e importância de se aplicar na agricultura, ou seja, se nós queremos pensar no futuro e a agricultura é o futuro então temos de aplicar desde a base”, acrescentou.
Já a administradora-adjunta para Área Financeira do Município do Talatona, Marioneth Cristóvão, que testemunhou o acto, congratulou-se com o projecto, tendo realçado a sua importância por passar às crianças uma visão sobre a actividade agrícola.
Frisou que o projecto proporcionará às crianças as bases de como cultivar e dar-lhes a conhecer sobre as origens dos produtos, porque, no seu entender, as crianças comem, mas muitas vezes desconhecem a proveniência dos produtos.
Neste âmbito, sublinhou a importância do projecto, tendo em conta que Angola é um país com vasto solo arável e que precisa de ser explorado.
A Fazenda Escola é uma instituição dedicada ao desenvolvimento de projetos agroeducacionais,
O Leme Educare é um colégio português que existe há cerca de 10 anos e tem como principal interesse a promoção de aprendizagens interdisciplinares. Usa a componente agroeducacional como uma estratégia pedagógica. CPM/OHA