Dondo- Antigos combatentes e veteranos da pátria no município de Cambambe, província do Cuanza Norte, destacaram, esta quinta-feira, no Dondo, os benefícios da isenção e subvenção de pagamentos de taxas e emolumentos de serviços públicos.
O Ministério dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria lançou, recentemente, o cartão de identificação do antigo combatente, que entre outros benefícios, os isenta de várias obrigações.
O facto foi manifestado numa mensagem de agradecimento, lida pelo antigo combatente, Joaquim Tunguno, no acto de entrega de cartões a 23 assistidos do Ministério dos Antigos Combatentes e Veteranos da pátria no município de Cambambe.
Na mensagem, os antigos combatentes reconheceram que a isenção vai permitir aos beneficiários poupar recursos financeiros.
Acrescentou que esta franja da sociedade vive inúmeras dificuldades e os “baixos” valores dos subsídios atribuídos (23 mil Kwanzas/ mês) não suportam as despesas com o pagamento da água, energia eléctrica, transporte público e o acesso dos descendentes ao sistema de ensino.
Solicitaram, por outro lado, celeridade na regulamentação do uso deste instrumento, por via de legislação própria, para permitir o respeito e solidariedade das instituições prestadoras de serviços.
No município de Cambambe estão inscritos 123 assistidos, todos abrangidos por estas isenções.
O administrador municipal adjunto para o Sector Financeiro e Orçamental, José Macuanda Manda Fama, referiu, que a entrega dos primeiros 23 cartões traduz o reconhecimento do Executivo do contributo dos antigos combatentes e veteranos da pátria.
Sublinhou que o gesto enquadra-se no conjunto de acções sociais em benefício desta franja da sociedade.
O processo de distribuição de cartões de subvenção aos antigos combatentes foi lançado pelo Executivo a 15 de Janeiro, em Ndalatando, com a entrega dos primeiros cartões, para abranger mil e 315 assistidos a nível do Cuanza Norte. MF/DS/IMA/ART