Luanda - Uma delegação angolana, chefiada pela representante do país junto das Nações Unidas e de outras Organizações Internacionais em Genebra (Suíça), Margarida Izata, participa na 34ª Conferência Internacional da Cruz Vermelha, que decorre de 28 a 31 deste mês, soube a ANGOP.
De acordo com uma nota, a diplomata angolana vai intervir num dos pontos mais altos do evento, onde serão apresentadas as questões mais relevantes que marcam a agenda do Governo angolano no quadro do Direito Internacional Humanitário.
Na conferência, os Estados, como parte das Convenções de Genebra e parceiros na acção humanitária, assumem compromissos conjuntos com o Movimento a fim de promoverem a acção humanitária.
Segundo o documento, decisões anteriores contribuíram substancialmente para o reforço do Direito Internacional Humanitário e a sua implementação, o reforço dos marcos jurídicos para catástrofes e para garantir ambientes propícios ao voluntariado.
O certame também desempenha uma função importante no fomento do papel auxiliar das Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho junto das suas autoridades públicas no domínio humanitário, particularmente onde as catástrofes decorrentes das mudanças climáticas são igualmente um factor de risco.
O evento decorre sob o tema “Navegar na incerteza - fortalecer a humanidade”, com foco no reforço do compromisso nas questões humanitárias.
O certame reúne a maior rede humanitária do mundo e quase todos os Governos, sendo o principal fórum global para possibilitar e inspirar debates humanitários sobre o Direito Humanitário Internacional.
Recorde-se que, em Abril do corrente ano, a presidente da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha (FICV), Kate Forbes, visitou Angola, onde manteve encontros de trabalho com o Presidente da República, João Lourenço.
Kate Forbes manteve, igualmente, encontro com os responsáveis dos ministérios das Relações Exteriores, da Saúde, da Acção Social, Família e Promoção da Mulher e com membros da Sociedade Nacional da Cruz Vermelha de Angola.CPM/MCN