Luanda - Angola participou, nessa sexta-feira, no Castelo Villers-Cotterêts (França) , na abertura da XIX Cimeira da Francofonia, como candidata a Membro Observador.
Segundo uma nota de imprensa da Missão Diplomática nesse país europeu, a que a ANGOP teve acesso, hoje sexta-feira, a delegação angolana ao evento foi liderada pela ministra de Estado para a Área Social, Maria do Rosário Bragança.
A cerimónia marca o início de uma série de actividades que culminarão sábado, em Paris, com o anúncio oficial sobre a decisão da candidatura de Angola a membro observador da Organização Internacional da Francofonia (OIF).
A ministra de Estado, Maria do Rosário Bragança, está acompanhada pela embaixadora de Angola em França, Guilhermina Prata.
Maria do Rosário Bragança foi acolhida pela presidente da OIF Louise Mushikiwabo e conduzida ao espaço reservado aos chefes de delegação, onde teve a oportunidade de visitar exposições culturais, como a mostra permanente da Cidade Internacional da Língua Francesa e uma exposição temporária sobre a canção francesa, no primeiro andar do castelo.
Durante a plenária, assistiu-se aos discursos de grandes personalidades como os do presidente da República Francesa e novo presidente da OIF Emmanuel Macron, o Chefe de Governo da Tunísia e presidente cessante, bem como da Secretária-Geral da OIF.
Sábado, 4 de Outubro, a cimeira continuará em Paris, no Grand Palais, onde será oficialmente anunciado o resultado das candidaturas como é o caso de Angola a Membro Observador da OIF.
Esta candidatura reflecte o compromisso de Angola com o reforço da cooperação internacional e o desejo de participar mais activamente nas iniciativas de promoção da língua e da cultura francesa, fundamentais para o desenvolvimento global da educação e da diplomacia cultural.
A Cimeira da Francofonia em Villers-Cotterêts e Paris reforça os laços entre os países membros e candidatos, como Angola, e destaca a importância da língua e cultura francófonas no cenário global, sendo também uma plataforma importante para o diálogo, cooperação e intercâmbio em várias áreas, como a educação, o desenvolvimento sustentável e os direitos humanos. SEC