Luanda - Um espaço multimédia, para a inclusão e aprendizagem digital, foi aberto esta terça-feira, no Centro de Formação Profissional do município do Cazenga, em Luanda, no âmbito do projecto piloto de reforço das competências dos jovens.
O referido projecto é implementado pelo Instituto Nacional de Apoio as Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), no quadro de uma parceria entre os ministérios da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) e da Educação, do governo da Noruega, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do UNICEF.
Ao intervir no acto, o secretário de Estado do Trabalho e Segurança Social, Pedro José Filipe, informou que os jovens estão no centro das prioridades do executivo angolano, através da capacitação profissional e promoção da empregabilidade.
Sobre o empreendedorismo digital, Pedro Filipe aventou que concorre na solução dos problemas da sociedade, em especial, e do mundo em geral, tendo em conta a globalização.
Na ocasião, o representante do UNICEF em Angola, Ivan Yerovi, referiu que pretende integrar, dentro deste projecto, a abordagem das habilidades e competências para a vida.
Para a UNICEF, prosseguiu, a educação de adolescentes e jovens em sociedades em constante transformação e sujeitas a mudanças, implica a aquisição de competências e o desenvolvimento da capacidade de aprendizado ao longo da vida.
O espaço multimédia possui, entre outros equipamentos, 35 tablets e um projector de vídeo.
A cerimónia de abertura contou com a presença do secretário de Estado da Educação para o Ensino Secundário, Gildo Matias, da ministra conselheira da Embaixada do Reino da Noruega, Mereth Luís, da chefe da Unidade de Governação do PNUD em Angola, Zeferino Teka, entre outras individualidades.