Uíge – Noventa e cinco alunos do ensino primário, no bairro Papelão, arredores da cidade do Uíge, beneficiaram, na quarta-feira, de Bilhetes de Identidade (BI) gratuitos, numa parceria entre a Associação provincial das Escolas Comunitárias e a Delegação Provincial da Justiça e dos Direitos Humanos.
Dos três mil e 279 alunos matriculados no ano lectivo 2020/2021, nas escolas comunitárias na província do Uíge, 700 irão beneficiar de Bilhetes de Identidade, uma medida que visa atribuir a cidadania nacional aos alunos vulneráveis.
O director da Associação Provincial das Escolas Comunitárias, Nkondo Ilengo, explicou que a campanha teve início em Novembro de 2019 e prevê, igualmente, efectuar o registo de nascimento de crianças dos zero aos cinco anos de idade, assim como dar formação a 33 activistas em matérias de Direitos Humanos e Cidadania.
Implementado em cinco municípios (Quitexe, Maquela do Zombo , Negage e Quimbele), pretende-se expandir esse projecto, até o ano 2022, nos demais 11 municípios da província.
Por sua vez, a vice-governadora do Uíge para o sector Político, Social e Económico, Maria Cavungo, explicou que o projecto visa apoiar o governo nas diversas acções sociais.
Em função disso, apelou ao comité dos Direitos Humanos a continuar a implementar acções que visam mitigar os problemas sociais da comunidade em matéria dos direitos humanos e cidadania.
A responsável referiu que o governo do Uíge tem como prioridade a criação de condições de acesso à população aos serviços sociais básicos, no domínio da educação, saúde justiça, entre outros.
Já a delegada provincial da Justiça no Uíge, Mankenda Verónica Mbele Lima, prometeu continuar a trabalhar com outras instituições para aproximar os serviços justiça junto da população, uma medida que visa garantir o direito à cidadania nacional.
A Associação das Escolas Comunitárias na província no Uíge, criada há sete anos, estabelece parceria com a Delegação Provincial da Justiça e dos Direitos Humanos, tendo como objectivo dar oportunidade as crianças no processo de ensino e aprendizagem e cntribuir, desse modo, para o desenvolvimento sustentável das comunidades.