Bailundo – Alunos do centro de formação técnico-profissional "Cidadela jovens de sucesso" promoveram, este sábado, uma campanha de limpeza, marcada com a plantação de árvores e relva em várias artérias da vila municipal do Bailundo, província do Huambo.
Durante a campanha, alunos e professores reforçaram a soldadura da enxada e pintura a estatua junto ao largo do Camponês, melhoria e embelezamento do jardim e dos lancis, para além de terem requalificado as passadeiras.
No final, o gestor da “Cidadela jovens de sucesso”, Artur Catihe, disse que a actividade, inserida no Dia Mundial do Ambiente, assinalado a 05 do corrente mês, visou incutir o hábito de cidadania aos alunos, na perspectiva de poderem cuidar dos bem públicos.
Por isso, pediu a preservação do empreendimento requalificado, para que sirva para o bem-estar e lazer dos cidadãos do município do Bailundo.
Por seu turno, o director municipal do Turismo e Cultura do Bailundo, Crescenciano Ukuasapi Jamba, agradeceu a iniciativa da direcção da “Cidadela jovens de sucesso”, que visou engrandecer a cidadania e a preservação dos locais turísticos da vila.
Fez saber que o largo e a estátua do símbolo do camponês tem salvaguardado, durante muitos anos, os ideais e a imagem da cultura do Bailundo.
Informou que a estátua foi construída na década de 1970 pela colónia portuguesa, para mostrar a força do povo ovimbundu, no âmbito da agricultura.
Sob a tutela do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), a Cidadela jovens de sucesso, tem matriculado no presente ano lectivo 160 alunos de famílias vulnerável dos municípios do Bailundo, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Huambo, Londuimbali e Mungo, dos quais 65 estão em regime de internato e 95 externatos, nas especialidades de serralharia, Electricidade baixa tensão, Carpintaria e de Informática.
Construído numa área de oito hectares, nos arredores da vila municipal do Bailundo, tem uma capacidade para 220 adolescentes e jovens, sendo 120 internato e igual número de externato, que estudam em três salas de aulas teóricas, duas oficinas de carpintaria e serralharia e dois laboratórios de informática e electricidade, para a prática, nos períodos manhã e tarde.
Possui, igualmente, áreas administrativas, refeitórios, balneários, campo de futebol, residência para funcionários e outros equipamentos essenciais, para o seu normal funcionamento. ZZN/ALH