Mbanza Kongo – A aldeia de Mbanda, comuna de Kaluka, município de Mbanza Kongo, volta a ligar-se por terra, nos próximos meses, com a instalação de uma ponte metálica sobre o rio Kaluka.
De acordo com o director do Gabinete Provincial dos Serviços Técnicos e Obras Públicas, André Malufueni, que falava à ANGOP, os habitantes da aldeia de Mbanda estão há décadas isolados do resto da comuna de Kaluka, devido à falta de uma ponte sobre o rio com o mesmo nome.
Quanto a construção de quatro passagens hidráulicas no troço de 84 quilómetros de acesso à comuna, o responsável informou que as obras estão numa fase bastante avançada, tendo sido já feitas as bases em betão armado, incluindo as lajes e os encontros.
Sublinhou que restam a composição das entradas e saídas das águas nestas estruturas, assim como o tratamento dos taludes de plataformas de ligação com as pontes, frisando que a conclusão dos trabalhos está prevista para Fevereiro do próximo ano.
Após a construção dos referidos pontecos, segundo ainda a fonte, seguir-se-á a terraplenagem da via.
O director do Gabinete Provincial dos Serviços Técnicos e Obras Públicas integrou a comitiva do governador, Adriano Mendes de Carvalho, que esta terça-feira visitou a comuna de Kaluka para constatar a situação económica e social da localidade.
Por sua vez, o administrador comunal de Kaluka, Manuel Nsalambi Matias, revelou que vários projectos para a localidade foram propostos para o segundo pacote do Plano Integrado de Intervenção nos municípios (PIIM) para o próximo ano.
Referiu-se à construção de quatro escolas, a terraplanagem da via de acesso, assim como a construção de residências para professores e técnicos de saúde.
A comuna de Kaluka tem uma população estimada em 3.587 habitantes que se dedicam exclusivamente à agricultura de subsistência.