Nharea- A população da aldeia de Lombungululu, município da Nharea, província do Bié, ganhou uma escola de quatro salas e um sistema mini- hidroeléctrico, que vai fornecer energia e àgua potável para 253 famílias.
O projecto, o primeiro existente nas aldeias da província do Bié, está orçado em mais de 62 milhões de kwanzas, inserido no Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).
Já a escola, com capacidade para albergar mais de 400 alunos, do ensino primário, vai permitir, doravante, que os petizes deixem de estudar em capelas e em péssimas condições de aprendizagem.
As infra-estruturas foram inauguradas este sábado pelo governador do Bié, Pereira Alfredo.
Durante o acto, a população enalteceu a construção desses bens, por conferir maior dignidade à comunidade.
Numa mensagem, os locais solicitaram ao Governo da Província a edificação de um posto de saúde, reabilitação da estrada e uma sala para o ensino secundário.
A aldeia de Lombungululu possui mais de dois mil habitantes. Carece ainda de mais apoios no sector da agricultura, uma vez que produz em grandes quantidades o arroz, milho, feijão, mandioca e diversas hortícolas.
Por sua vez, o governador do Bié, Pereira Alfredo, sublinhou que as autoridades governamentais vão no próximo ano lectivo aumentar mais três salas de aula, de modo que contribua no asseguramento do primeiro ciclo do ensino secundário e garanta continuidade dos estudos dos formandos que estão paralisados.
Pereira Alfredo apontou ainda a reabilitação, para breve, de 14 quilómetros de estrada que liga a aldeia de Lombungululu à sede municipal, de maneira a melhorar a circulação de pessoas e bens.
Quanto aos inputs agrícolas, o governador asseverou que os mesmos deverão já chegar nos próximos dias à aldeia, pois a província está a recepcionar mais de três mil toneladas de insumos, do Ministério da Agricultura e Pescas.
Durante a sua estada, o governador procedeu ainda à entrega de bens de primeira necessidade às populações, material desportivo aos jovens e outros bens à comunidade.
Assistiram à cerimónia o vice-governador para o sector Político, Social e Económico, António Manuel, a administradora da Nhârea, Maria Lúcia Chicapa, o director da Educação, Evaristo Vitangui, entre outros membros do Governo local e da administração.