Malanje- Dois mil habitantes da sede comunal de Cateco-Cangola, a 104 quilómetros da sede municipal de Calandula, beneficiam desde quinta-feira (4), de água potável pela primeira vez, com a inauguração de um pequeno sistema.
Suportado por um painel solar, o PSA contempla um reservatório com capacidade para bombear 30 mil litros de água/dia e conta, igualmente, com dois chafarizes com quatro torneiras cada, uma lavandaria e ligações à instituições públicas locais como escola, posto de saúde, entre outras.
O equipamento surge para aliviar a carência do líquido enfrentada pela população, bem como garantir que os habitantes locais deixem de consumir água de fontes impróprias.
Responsabilidade no uso da infra-estrutura, além da garantia da contínua aposta do Estado na resolução dos problemas que ainda afligem a população da circunscrição, foram algumas das recomendações deixadas pelo administrador municipal de Calandula, Mateus Vunge.
Com uma extensão de sete mil 37 quilómetros quadrados e uma população estimada em 90 mil habitantes, o município de Calandula dista a 85 quilómetros a Oeste da cidade de Malanje e compreende as comunas do Cota, Cuale, Kinje e Cateco-Cangola. PBC