Lubango - A agência de viagem angolana Tac Tour está a construir fornos comunitários no município da Humpata, província da Huíla, para a produção de pão orgânico e sem glúten, à base de produtos locais, a fim de contribuir na alimentação e auto-sustentabilidade das famílias.
O projecto iniciado em finais de Maio do ano em curso prevê, na primeira fase, construir três fornos nas localidades do Tchivinguiro, Oipembe e Bata-bata, sendo que o primeiro já está concluído e poderá já ser usado em Agosto próximo.
Trata-se dos primeiros três fornos comunitários a serem erguidos no município, pela empresa, enquadrado na dimensão social da sustentabilidade do turismo, um compromisso que a Tac Tour tem com as famílias das três localidades que são importantes destinos turísticos.
Para o fabrico do pão, vão utilizar produtos principais como farinha de massango, ou a de massambala, assim como a ginguba, para além do fermento, a água e o sal.
Cada forno terá a capacidade de produzir 500 pães7dia e funcionará à lenha.
Em declarações à ANGOP hoje, sexta-feira, nesta cidade, o responsável da Tac Tour, Carlos Bumba, afirmou que a estrutura física do 1º forno teve um custo de 75 mil kwanzas, o mesmo valor vai ser gasto para erguer os outros dois nos próximos meses, perfazendo um total de 225 mil kwanzas nas três estruturas.
Ressaltou que os fornos vão estar na gestão directa da comunidade sob supervisão da Tac Tour, que nesta primeira fase vai beneficiar directamente 84 famílias e outras 200 de forma indirecta.
Carlos Bumba referiu que o projecto na sua segunda fase prevê a construção de mais 12 fornos nas mesmas localidades, em função da dispersão das povoações, para evitar que as pessoas façam longos percursos para poderem beneficiar do projecto.
Fez saber que a agência está também a investir na aquisição de motobombas para a produção de horto-frutícolas nas zonas ribeirinhas, assim como no processo de conservação a vácuo, com vista a reduzir os índices de desnutrição nas referidas localidades.
A Tac Tour é uma agência angolana de promoção e animação turística, consultoria, concepção, execução e fornecimento de roteiros/itinerários turísticos no País. Existe desde Janeiro de 2020 e tem a sede em Luanda, com representações na Huíla, Benguela e no Namibe.
A agência tem a finalidade de promover o turismo interno, desde viver e sentir Angola pelo potencial turístico, criar e forjar a cultura turística, assim como conhecer, preservar, proteger, valorizar e divulgar o património natural e cultural, através do contacto com os itinerários turísticos. EM/MS