Ndalatando- O Aeroporto Provincial do Cuanza Norte “Comandante Ngueto”, situado em Ndalatando, será transformado a partir de 2025, pela Força Aérea Nacional (FAN), em escola de aviação e espaço de manobras militares.
A medida visa dar maior aproveitamento as instalações, por meio de acções militares e desenvolver a unidade aeroportuária comercial.
O anúncio foi feito hoje à imprensa, pelo comandante da Região Aérea Norte das Forças Armadas Angolanas (FAA), tenente general João Borges, à margem da visita que efectuou ao local, para constatar o estado de conservação das infra-estruturas, face a transformação que se pretende operar.
De acordo com o oficial superior, a unidade terá um sistema especial de controlo aéreo, mas apesar da reforma, vai manter a denominação e as infra-estruturas, sendo que, a FAN usará apenas a pista para manobras de aeronaves militares e formação de efectivos.
O Aeroporto do Cuanza Norte, encontra-se inoperante há mais de 15 anos, tendo beneficiado de reabilitação e apetrecho com tecnologia actualizada, mas recebe apenas aeronaves de entidades protocolares e outras ao serviço de Bancos comerciais para o transporte de somas monetárias.
A jornada do comandante João Borges, testemunhada pelo governador provincial, João Diogo Gaspar, serviu igualmente para visitas à Unidade de Artilharia Militar número 218 de Ndalatando e à um projecto habitacional na localidade de Camuaxi, onde serão alojados os futuros efectivos envolvidos no projecto aeroportuário.
Com uma extensão territorial de 20 mil 252 quilómetros quadrados e sede em Ndalatando, a província do Cuanza Norte situa-se no extremo Oeste de Angola e a 190 quilómetros da capital do país, Luanda e compreende 10 municípios. LJ/IMA/NC