Bailundo – Contribuições para o reforço, promoção, respeito e protecção dos direitos humanos nas comunidades foram apresentadas, esta quinta-feira, no município do Bailundo, província do Huambo, pela Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).
A iniciativa, enquadrada no projecto “Ampliando os direitos, construindo o futuro”, da organização não-governamental angolana ADRA, a ser implementado até 2024, nos municípios do Bailundo e da Caála, visa promover o respeito pelos direitos humanos, para reduzir a vulnerabilidade sexual e reprodutiva dos adolescentes e jovens.
Ao intervir no acto, a directora da ADRA na província do Huambo, Cidália Gomes, destacou que a temática dos direitos humanos, com foco nos direitos sexuais e reprodutivos, constitui um factor importante, para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, da gravidez precoce e de outros males que inquietam a harmonia e o bem-estar social.
Disse tratar-se de um projecto financiado pela União Europeia, avaliado em 200 mil euros, com o objectivo de reforçar a educação sobre a conscientização dos direitos humanos nas famílias, principalmente, nas comunidades rurais.
A responsável augura por uma maior envolvimento da sociedade civil no reforço da promoção, respeito e protecção dos direitos humanos, através de palestras, feiras e outros eventos que visam a redução da vulnerabilidade social.
Por seu turno, o administrador adjunto do município do Bailundo para a área Económica e Financeira, Costa Gonçalves, disse que a iniciativa servirá de impulso para a melhoria da vida social nas comunidades rurais, com destaque para os adolescentes e jovens.
Defendeu a implementação de encontros do género nas comunidades, com maior envolvimento e contribuição da população, para que todos, independentemente, da sua condição social, saibam dos seus direitos e deveres.
A ADRA, criada em 1990, é uma organização não-governamental angolana, vocacionada na promoção do desenvolvimento democrático e sustentável, social, económico e ambiental do país, bem como na reconciliação nacional.