Cuito – A administradora municipal do Cuito, na província do Bié, Ângela Ucueianga, solicitou hoje, quinta-feira, maior colaboração das comissões de moradores, nas acções de melhoria do saneamento básico, combate à venda ambulante desordenada e o fenómeno das crianças de e na rua.
Ângela Ucueianga fez esta solicitação durante a reunião que manteve, no Pavilhão Tukapapali, no interior da urbe, com os representantes das comissões de moradores dos bairros da cidade e arredores, com quais abordou sobre os desafios de desenvolvimento do município.
Duranteno encontro, a responsável destacou a urgência de melhorias no sistema de saneamento básico, apontando que a falta de infra-estruturas adequadas tem gerado sérios problemas de higiene e saúde pública, comprometendo o bem-estar da população.
"É fundamental que trabalhemos juntos para garantir um ambiente saudável para todos os cidadãos", ressaltou.
Relativamente à questão da venda ambulante, que tem sido uma preocupação crescente na cidade, a administradora enfatizou a importância de se ordenar essa actividade, para que não prejudique a organização da urbe e a limpeza das áreas públicas.
“Esta actividade não só gera transtornos, mas também afecta a imagem da nossa cidade. Precisamos de um plano que beneficie tanto os vendedores tanto a comunidade", afirmou.
Já quanto ao fenómeno da situação das crianças de e na rua, Ângela Ucueianga pediu a colaboração das comissões de moradores na implementação de acções concretas que visem proteger e reintegrar essa franja social junto das suas famílias e em instituições afins, de modo a garantir o futuro destes que constituem o futuro da sociedade.
Referiu que os temas discutidos permanecem como prioridade em sua agenda, reflectindo a necessidade urgente de acções colaborativas para a melhoria da qualidade devida no Cuito.
Por outro lado, a administradora reafirmou seu compromisso em trabalhar em conjunto com as comunidades, para encontrar soluções eficazes. VKY/PLB