Soyo – O administrador municipal do Soyo, província do Zaire, José Mendes Belo, pediu, segunda-feira, à Polícia Nacional a reforçar a segurança no perímetro do aeroporto Comandante Ndozi, de modo a desencorajar actos de vandalismo.
De acordo com o responsável, a rede de vedação desta infra-estrutura aeroportuária tem sido sistematicamente danificada por meliantes, dando lugar à invasão da pista por animais e munícipes.
O administrador do Soyo, que falava num encontro com os membros do Conselho de Auscultação das Comunidades, denunciou, ainda, o roubo de cabos eléctricos e faróis do sistema de iluminação do referido aeroporto.
Descreveu como preocupante a situação por colocar em risco as manobras de aterragem e descolagem das aeronaves na pista, localizada no centro da cidade.
“Temos de encontrar mecanismos que desencorajem essa prática que acarreta prejuízos enormes ao Estado”, sublinhou.
Participaram no encontro, membros das comissões de moradores, autoridades tradicionais, religiosas, representantes dos órgãos de defesa e ordem interna.
O mesmo abordou vários assuntos relacionados com a execução de projectos sociais no município e o papel do Comité Técnico de Gestão do Orçamento do município do Soyo. JFC/PMV/JL