Luena – O administrador municipal do Moxico, Quintas Sempiecas, reafirmou hoje que o governo vai continuar a resolver os problemas da educação, saúde e do registo civil de menores no sector de Tchafinda, circunscrição adstrita à esta região.
Quintas Sempiecas efectuou uma visita de trabalho ao sector Tchafinda, habitado por mais de 11 mil pessoas, tendo constatado a necessidade de se construir quatro escolas, um centro médico, terraplanagem das vias de acesso à cidade e à construção de várias pontes.
"O que nos resta como governo, é desenhar as soluções em relação aos problemas que vivenciamos em muitas outras localidades, estamos a falar da educação, saúde do registo”, disse.
A par desses problemas, defendeu a revisão das vias de acesso a fim de facilitar a promoção do turismo, numa região que possui as quedas de Tchafinda, banhadas pelo rio Luena.
Por sua vez, o regedor Nhamupenda, representante da rainha Nhakatolo nesse sector, soberana da tribo luvale, lamentou o facto de 797 alunos ficarem fora do sistema de ensino, além do reforço de 12 professores e sete enfermeiros.
Depois da visita, Quintas Sempieca ofereceu à 27 cooperativas agrícolas e as parteiras tradicionais insumos agrícolas e kits de parteiras tradicionais.
O sector de Tchafinda, com uma extensão de 197 km2 é habitado por uma população estimada em 11 mil e 67 pessoas, maioritariamente camponesas, distribuídos em 19 bairros.