Mungo – O município o Mungo, província do Huambo, beneficiou, em 2022, várias infra-estruturas socioeconómicas, entre escolas e postos de saúde, financiadas pelo Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e o programa de Combate à Pobreza.
O facto foi destacado hoje pelo administrador do município do Mungo, Domingos Pascoal Calei, em declarações à ANGOP, sobre a situação socioeconómica da municipalidade, cuja vila dista a 130 quilómetros a Norte da cidade do Huambo.
Sem apresentar números das infra-estruturas escolares e sanitárias concluídas, este ano, disse que o município conta, actualmente, com 41 escolas e 11 unidades sanitárias, incluindo o hospital municipal de referência, com capacidade para 58 camas.
Ainda no âmbito do PIIM e do combate à pobreza, segundo o gestor municipal, foram terraplenados 50 quilómetros de estradas e reabilitados diversos pontecos, que estão a tornar o trânsito mais fluido, entre o campo e a cidade, para além de devolverem a alegria dos camponeses, sobretudo, com o escoamento facilitado dos produtos.
Referiu que a concretização dessas acções está a permitir a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e, ao mesmo tempo, a facilitar a interacção entre os munícipes, devido à distribuição de equipamentos sociais, recuperação das vias secundárias e terciárias, pontes e pontecos e melhoria do fornecimento de energia e água.
Domingos Pascoal Calei disse que um dos desafios da Administração municipal do Mungo para 2023 passa, essencialmente, em continuar a desenvolver alegria dos camponeses, com a reabilitação de estradas e pontecos, assim como estimular os camponeses com o acesso fácil aos fertilizantes e equipamentos de produção agrícola.
De acordo com o administrador, prevê-se até finais do primeiro semestre de 2023, a conclusão de sete postos de saúde, sendo quatro em construção com dinheiros do Plano Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM) e três do Combate à Pobreza, com o objectivo de levar os serviços médicos/medicamentos junto à população que, ainda, continua a percorrer longas distâncias em busca de atendimento clínico.
De igual modo, disse, as autoridades locais perspectivam a conclusão e entrega à população de três escolas de sete salas de aula, em execução no âmbito do PIIM, na perspectiva de melhorar a qualidade de ensino/aprendizagem de centenas de crianças que assistem aulas em locais impróprios, para além de permitir a inserção de outras no sistema docente/educativo.
O responsável disse que as infra-estruturas, com um grau de execução bastante acelerado, aguardam por trabalhos de acabamentos e o respectivo apetrecho.
Fez saber que mais de 30 mil agregados familiares carenciadas foram cadastrados e apoiados pelo Programa de Fortalecimento de Protecção Social (Kwenda), enquanto outras centenas de famílias camponesas aprendem, diariamente, as novas técnicas de produção agrícola, com a inserção de diversas escolas de campo, no âmbito do projecto MOSAP II.
Paralelamente a estes projectos, Domingos Pascoal Calei disse que uma das principais apostas das autoridades locais vai continuar a consistir na formação académica e técnico-profissional dos jovens, numa altura em que vários munícipes se encontram a estudar nas mais diversas instituições de ensino superior público e privado da província do Huambo, com foco na promoção do desenvolvimento socioeconómico do município.
Com uma área de cinco mil quilómetros quadrados, o município do Mungo, um dos 11 que compõem a província do Huambo, conta com uma população estimada em 148 mil 516 habitantes, distribuídos pelas comunas do Cambuengo e Sede, segundo dados recentes do Instituto Nacional de Estatística.