Mbanza Kongo – Vários projectos sociais foram executados nos últimos 12 meses, no município de Mbanza Kongo, província do Zaire, no âmbito da primeira fase da implementação do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
Ao intervir na tradicional cerimónia de cumprimentos de fim-de-ano, o administrador municipal de Mbanza Kongo, Manuel Nsiansoki Gomes, disse que as acções incidiram-se, fundamentalmente, nos domínios das vias urbanas, saúde, educação, segurança pública e assistência social.
Explicou que além do PIIM, o município de Mbanza Kongo beneficiou, também, de vários projectos de impacto social implementados no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza (PIDRCP).
No quadro do PIIM, o gestor enumerou a asfaltagem e terraplanagem de cerca de 15 quilómetros das vias urbanas, a construção e o apetrechamento da morgue municipal, assim como a construção de um posto policial e a reabilitação e ampliação de um centro materno-infantil.
Em relação ao PIDRCP, o administrador destacou a construção e apetrechamento de uma escola primária na aldeia de Tanga, de um centro de saúde e de uma residência geminada para o administrador comunal de Kalambata e seu adjunto.
Decorrem as obras de construção de um centro de saúde na sede comunal de Kaluka, de duas residências para professores nas aldeias de Nkoko e Sumpi, comuna do Luvo.
Quanto ao sector das águas, o administrador de Mbanza Kongo debruçou-se sobre as obras de reabilitação de três furos artesianos nas localidades de Nkoko, Kembo e Dobo, também na comuna fronteiriça do Luvo.
Doação de carteiras escolares
Cem carteiras escolares foram doadas à escola primária de Nkunga a Paza, arredores da cidade de Mbanza Kongo, numa iniciativa da família do nacionalista Jhony Pinock.
A família do referido nacionalista que se encontra, há dias, na cidade Património Mundial vai, também, oferecer produtos da cesta básica às crianças desfavorecidas desta localidade.
O município de Mbanza Kongo tem uma população estimada em mais de 180 mil habitantes, distrubuidos por seis comunas: Kalambata, Kaluka, Madimba, Nkiende, Luvo e Sede.