Luanda - O administrador municipal da Mainga, Pedro Afonso Paca, promoveu, esta terça-feira, uma campanha de sensibilização junto dos vendedores ambulantes, com o objectivo de melhorar as condições de higiene, a imagem e organização urbana dos bairros da circunscrição.
Acompanhado de quadros da Administração local, o responsável passou pela Vala do Senado da Câmara, nas paragens de táxi do Avô Cumbi, do São Paulo e arredores do Aeroporto Doméstico, locais de elevada concentração de vendedores.
Durante a visita, Pedro Paca interagiu directamente com os vendedores de rua, abordando questões como os transtornos causados à circulação de veículos e peões, os riscos à segurança dos próprios comerciantes e as condições insalubres que afectam a comunidade.
"Estamos aqui para ouvir-vos e juntos trabalharmos por uma solução. Queremos organizar os espaços de venda, de forma que respeitem os direitos dos comerciantes, dos moradores e de quem transita pelos passeios", explicou o administrador municipal da Maianga, citado numa nota à imprensa.
Para o responsável, a falta de urinóis e a consequente prática de urinar em espaços públicos são aspectos que precisam de atenção urgente da Administração Municipal para melhorar a qualidade de vida na circunscrição, as condições de higiene e a organização urbana dos bairros da Maianga.
Essa iniciativa surge no âmbito do Programa de Reordenamento do Comércio, e começou com uma visita de campo no bairro Neves Bendinha e às zonas mais movimentadas do bairro Cassequel, incluindo os arredores do mercado da Teixeira e outros pontos.
Segundo Pedro Paca, a iniciativa faz parte de um plano mais amplo da Administração da Maianga para reabilitar as infra-estruturas locais, promover a limpeza urbana e criar espaços apropriados para o comércio, oferecendo alternativas sustentáveis aos vendedores ambulantes.
SL/MDS