Luanda - As administrações municipais preparam-se para, nos próximos meses, emitir o cartão de pensionista, títulos de propriedade, cartas de condução e livretes, documentos que actualmente são emitidos por departamentos dos ministérios das Finanças, Interior , Justiça e Administração Pública, Trabalho e Segurança Social.
As administrações poderão também, doravante, prestar serviços de liquidação de impostos, entre outras questões financeiras, no quadro do programa de descentralização dos serviços públicos.
Para capacitar as administrações municipais, o Governo Provincial de Luanda (GPL) realiza, durante quatro dias, um ciclo de formação dirigida aos administradores técnicos municipais, no âmbito do projecto de extensão do "Front Office".
O Front Office ou Linha da Frente é uma actividade para empresas ou instituições que têm alto contacto com os clientes ou com as empresas de prestação de serviço.
O vice-governador para área Politica e Social de Luanda, Dionísio da Fonseca, defendeu nesta terça-feira, na abertura do ciclo de formação, a necessidade urgente de se aproximar os serviços à população, criando mecanismos de cooperação administrativas entre os órgãos centrais e locais na execução das tarefas.
O objectivo, segundo o responsável, é criar condições técnicas e materiais para que os serviços das administrações municipais possam realizar tarefas, hoje reservadas às áreas de atendimento público dos órgãos centrais, passando a ser os primeiros pontos de contactos com os cidadãos que busca por serviços públicos céleres e de qualidade.
Ao proceder assim, o Governo está a simplificar a administração pública e a materializar o roteiro da forma de Estado, caminhado no sentido de reduzir a burocratização da máquina administrativa e a salvaguarda do interesse público.
Para tal , disse, torna-se necessário capacitar os responsáveis e funcionários da administração, transmitindo as normas reguladoras das actividades, conhecimento da tecnologia e das demais ferramentas utilizadas na prestação dos referidos serviços.
A formação acontece no âmbito do projecto do Governo de estender os serviços dos órgãos centrais para os locais e criar uma nova dinâmica e competências das administrações municipais para prestar um serviço de qualidade e célere à população.
Outro objectivo da formação é dotar as administrações com técnicos capacitados, aproximar as administrações aos cidadãos, assegurar que as administrações municipais respondam eficaz e eficientemente aos desafios da simplificação e modernização administrativas.