Lubango – Cinquenta e duas crianças e adolescentes do Centro de Acolhimento El Betel do Lubango, província da Huíla, beneficiaram de bens alimentares e produtos de higiene doados pela administração municipal.
Segundo o administrador do Lubango, Armando Vieira, que falava na ocasião, os apoios resultam do projecto do orçamento participativo do Estado, em que recebe mensalmente 25 milhões de Kwanzas.
De entre os bens entregues, no último fim-de-semana, constam quantidades de arroz, feijão, óleo alimentar, fuba, leite, sabão e lixívia, uma acção que se pretende regular, conforme o administrador.
Por sua vez, Jesus Fernandes, morador do centro há quatro anos, mostrou-se satisfeito pela doação, que os vai alimentar, enquanto estão a formar-se.
Já, Júlia Sampaio, outra interna do centro, diz-se preocupada com fraco apoio e desinteresse das família biológicas em tentar procurar-lhes.
Segundo ela, desde que foi parar ao centro, há dois anos, nunca foi visitada pelos pais.
O responsável do centro, Jorge Matos, disse que para além dos meninos recolhidos na rua, também recebem adolescentes tóxico-dependentes, que na sua maior parte já apresentam sinais de recuperação.
O Centro existe desde 2000 e acolhe crianças órfãs, carentes e adolescentes tóxico-dependentes, que são sustentados por doações.