Lóvua – O administrador municipal do Lóvua, António Mussumari, apontou a conclusão do plano director e urbanístico, a melhoria das vias secundárias e terciárias para redução dos custos com os empreiteiros e facilitar o escoamento dos produtos agrícolas do campo para os centros de consumo, como prioridades para o presente ano económico.
Em declarações à ANGOP, a propósito das perspetivas do município fundado em 2015, António Mussumari sublinhou que a conclusão do futuro Hospital Municipal, projectada para internar mais de 100 pacientes e do futuro edifício que vai albergar os serviços da administração, consta das prioridades.
Segundo o responsável, a administração está a trabalhar com as instituições afins no sentido de se ultrapassar alguns constrangimentos, relactivamente a disponibilidade de verbas, para que este ano a empreitada que regista uma execução física na ordem dos 75 por cento, seja concluída.
Realçou que, com a conclusão da maior unidade sanitária em construção desde 2021, a população local terá acesso gratuito aos serviços de pediatria, medicina interna, ginecologia obstetrícia e a um bloco operatório.
O projecto, enquadrado no financiamento do diferencial do petróleo, custa mais de 622 milhões de kwanzas, 70 dos quais já pagos ao empreiteiro.
Ainda no domínio das obras públicas, disse que outro desafio será a conclusão do complexo residencial autárquico, que está paralisado há quase dois anos, por questões financeiras.
Quanto às vias de acesso, António Mussumari disse que a prioridade, tendo em conta a disponibilidade dos recursos, será a terraplanagem dos troços que ligam a sede às regedorias do Saimbuanda, Carimbula, Txicuta e Tchilonga.
A expansão da água potável, rede escolar e sanitária, construção de um depósito de medicamentos, de uma escola técnica agrária, quadras poliesportivas, bem como o apoio ao fomento da agricultura familiar, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, constam dos desafios da administração municipal.
O município do Lóvua, constituído por seis regedorias e 58 bairros, dista a 75 quilometros da cidade do Dundo e possui uma população estimada em 17 mil e 417 habitantes, cujo grupo etnolinguístico predominante é Cokwe.HD