Dundo – O administrador municipal do Chitato, província da Lunda-Norte, Cláudio Muteba, assegurou esta quarta-feira, que a sua administração vai este ano, reforçar o apoio às iniciativas empreendedoras, com visa a promoção do auto-emprego, mitigando deste modo, o índice de desemprego na circunscrição.
Em declarações à imprensa, a propósito dos projectos inseridos no Programa de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PDLCP), o responsável fez saber que a administração vai disponibilizar kits profissionais a alguns jovens com formação profissional para desenvolver os seus próprios negócios.
Disse que o programa de fomento do empreendedorismo prevê a promoção de formação profissional em diversas especialidades e em gestão de negócios.
Acrescentou que a administração vai também, no quadro do PDLCP, intensificar os apoios ao programa de fomento da agricultura familiar, bem como melhorar o saneamento básico da cidade do Dundo, alargar a rede escolar, entre outras acções.
Em relação ao Plano Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM), disse estarem em execução e em fase de conclusão cinco escolas, sendo três de sete salas de aulas e duas de 12 e a requalificação de passeios da cidade do Dundo.
Informou que até ao momento já foram inauguradas três esquadras policiais, acrescentando que no âmbito do reequilíbrio financeiro, foram inscritos mais quatro projectos ligados aos sectores da Educação e Saúde. JLV/HD