Cazenga- A administradora municipal do Cazenga, Nádia Neto, advogou, sábado último, a necessidade do contínuo empenho na promoção da defesa e garantia dos direitos da criança, sobretudo a protecção social e o acesso ao ensino e à saúde.
Segundo a responsável, que falava no final da visita que efetuou no Centro Infantil Comunitário do Cazenga, disse que, para o efeito, os diversos segmentos administrativos estão a trabalhar para imprimir as melhores políticas de proximidade com as crianças, no âmbito dos 11 compromissos.
Acrescentou ser urgente a criação ter condições dignas no presente, para serem bons adultos no futuro e posteriormente conduzirem o país para patamares mais altos, rumo ao desenvolvimento sustentável.
Na ocasião, a administradora constatou que a instituição visitada carece de reabilitação e reequipamento para acomodação condigna das crianças, dai a necessidade de se despoletar a advocacia para um plano de resolução.
“Viemos aqui neste centro, de tutela da administração, para aferir as principais dificuldades, funcionamento, estado das infra-estruturas dos centros de acolhimento e creches públicos e privados, tendo brindado as crianças com lanches, entrega de bens alimentares diversos, fraldas descartáveis e brinquedos”, frisou.
Informou que já foi orientado o levantamento das necessidades tecnicas para aquisição de equipamentos, como máquinas para lavandaria, ventiladores e alimentação adequada para as crianças.
Testemunhou, igualmente, a visita o vice governador de Luanda para o sector Político e Social, Manuel Gonçalves, em compania de funcionarios locais.
O Centro Infantil Comunitário detém cerca de 300 crianças sob cuidados da creche.
Cazenga, um dos nove municipios de Luanda, conta com seis distritos urbanos, Cazenga Popular, Tala Hadi, Hoji-ya-Henda, Calwenda, Kima Kieza e 11 de Novembro. Conta com seis unidades de apoio à crianças. PLA/ACS/QCB