Menongue - Mais de 200 crianças e idosos da aldeia de Cassela beneficiaram de um natal antecipado, numa iniciativa da administração municipal de Menongue, capital do Cuando Cubango.
Os beneficiários foram brindados com brinquedos, bonés, t-shirts, um almoço de confraternização, cestas básicas para os idosos e 60 pares de muletas canadianas para ex-militares, num ambiente festivo testemunhado pelo governador do Cuando Cubango, José Martins.
Na sua intervenção, o administrador municipal de Menongue, José da Silva, recomendou mais união às famílias e maior atenção dos pais aos seus filhos e educandos.
Recordou que a criança, por constituir um grupo populacional sem experiência de vida e o idoso sendo uma pessoa com menor capacidade física, têm sido vulneráveis a todos efeitos maléficos, causados por pessoas de má fé, sendo, por isso, necessário unir esforços no sentido de se resgatar os bons exemplos, para que as novas gerações constituam pontos de referência.
Por seu turno, o director provincial da saúde no Cuando Cubango, João Chihinga, disse que foram realizadas consultas grátis de medicina geral, rastreio de malária, diabetes, hipertensão arterial, HIV, bem como a distribuição de fármacos, uma vez que naquela localidade existe apenas um único centro de saúde, que não suporta a demanda.
Dos 30 idosos examinados, apenas foram diagnosticados sete casos positivos de malária e cerca de 18 de hipertensão arterial, sendo que, na sua maioria, apresenta um nível de glicemia dentro dos padrões normais.