Menongue – Quatrocentos e 35 lotes de terrenos para auto-construção dirigida serão distribuídos no próximo mês de Maio a jovens do município de Menongue, capital do Cuando Cubango, numa iniciativa da administração local.
O facto foi avançado hoje, quarta-feira, à imprensa, pelo administrador de Menongue, José Ernesto da Silva, durante o encontro alargado de auscultação, coordenado pelo Conselho Provincial da Juventude, numa iniciativa que visa inteirar-se das principais dificuldades que têm comprometido o bem-estar desta franja da sociedade.
Entre as preocupações constam as dificuldades de acesso ao emprego, a formação académica nos mais variados níveis do ensino e técnico-profissional, aos projectos habitacionais, o aumento da delinquência juvenil e da prostituição.
Para além destas situações, apresentaram, igualmente, outras dificuldades relacionadas com o elevado índice de pobreza nas comunidades e a situação das crianças de rua, que se faz sentir nos últimos tempos nos nove municípios que compõem o Cuando Cubango.
Ao intervir, o administrador de Menongue, José Ernesto da Silva, assegurou que o processo da distribuição destes lotes está previsto para a primeira quinzena do mês de Maio, enquanto o conselho da juventude tem a responsabilidade de trabalhar com as associações juvenis no sentido de haver representação equilibrada dos beneficiários.
O administrador lembrou aos presentes que este desiderato consta das prioridades do governo, como forma de dar resposta à preocupação habitacional que enfrenta essa franja que muito procura constituir família, numa altura em se aguarda também o arranque da centralidade do Tucuve, que irá atenuar a situação da falta da casa própria.
Em relação à empregabilidade, uma das preocupações igualmente apresentadas no encontro, José Ernesto da Silva explicou que, neste quesito, o governo tem implementado muitos projectos e programas para o efeito, com destaque para a formação técnico profissional e a distribuição de kits profissionais, uma tarefa que tem continuidade.
Por seu turno, o presidente do conselho municipal da juventude de Menongue, Adriano Lucas, considerou positivo o certame, porquanto permitiu que os jovens tivessem a informação pontual sobre as políticas do Executivo, viradas para a solução e contínua dos reais problemas que esta classe enfrenta.
Destacou, neste particular, o fomento do auto-emprego, o empreendedorismo, formação técnico profissional e casa própria para esta camada, a quem apelou à contínua preservação da paz e de outras conquistas alcançadas no país.
Mostrou-se satisfeito pelo cumprimento exercido por jovens que, em tempo útil, efectuaram a actualização dos seus dados, no âmbito da realização, em Agosto próximo, das eleições gerais.