Cacolo - Trinta Agentes de Desenvolvimento Comunitário (ADECOS) no município do Cacolo (Lunda Sul), em representação das 47 aldeias, estão a ser formados desde hoje, quarta-feira, em matérias sobre cadastramento, mapeamento das micro-áreas, metodologia de intervenção comunitária e o manuseamento de ferramentas tecnológicas.
De acordo o chefe de departamento provincial do Fundo de Apoio Social na Lunda Sul (FAS), João Mungongo, a formação tem como objectivo capacitar os jovens, para dar respostas pontuais a fase de cadastramento dos agregados familiares, que se avizinha, bem como do projecto Kwenda.
No município de Cacolo, o programa prevê cadastrar cerca de seis mil 899 agregados familiares de 47 aldeias e bairros, posteriormente seguir-se-à a validação comunitária, institucional e técnica, antes dos pagamentos da verba às famílias.
ADECOS são membros da comunidade, com idade compreendida entre 18 e 45 anos, com formação académica mínima correspondente à 6ª classe, vivem na zona onde trabalham e conhecem as condições locais, os problemas, dominam a língua local e hábitos e costumes da zona.
Encontram-se actualmente empenhados em acções de apoio às famílias no acesso aos serviços sociais básicos com destaque a água, saneamento, educação, segurança alimentar, protecção social e preservação ambiental.