Caxito – O processo de actualização da malha cartográfica da província do Bengo, implementado pelo Instituto Nacional de Estatística, está com uma execução de 102 por cento.
Em entrevista à ANGOP, o responsável do Serviço Provincial do INE no Bengo, João Baptista, explicou que ultrapassou-se os 100 por cento devido ao aumento do número de secções censitárias.
Na província previa-se actualizar 1.456 secções censitárias (530 urbanas e 926 rurais). Neste momento estão actualizadas 1.485 secções, prevendo-se o aumento desta cifra, disse.
Os trabalhos já estão concluídos nos municípios do Ambriz, Bula Atumba, Dembos, Nambuangongo e Pango Aluquém.
Nesta altura trabalha-se no município do Dande onde os técnicos já passaram pelas comunas de Caxito, Kicabo e Mabubas, faltando a Barra do Dande e Úcua.
Nesta fase, cujos trabalhos prevê-se terminar no final deste mês, o serviço provincial do INE conta com 30 técnicos (25 agentes de campo).
Conta com a colaboração das Forças Armadas Angolanas que tem contribuído com meios e técnicos (cinco cartógrafos e um motorista) para a execução dos trabalhos, sobretudo em áreas de difícil acesso, como é o caso da localidade do Zenza do Golungo, no município do Dande.
O processo de actualização da malha cartográfica da província do Bengo está a ser realizado no âmbito das actividades de preparação do Censo Geral da População e Habitação 2024, previsto para Julho próximo. CJ/IF